A SAMJU- Sociedade Amigos de Juquehy, fecha uma parceria com a Associação Cultural Areiacanta, localizada no bairro de Juquehy, em São Sebastião. A ação ,com início neste mês de maio ,viabiliza aulas de ballet e capoeira para crianças, moradoras do bairro.
Fundada em 2006, a Areia Canta foi escolhida pela SAMJU por ser uma Associação que incentiva a divulgação da cultura e do esporte, propondo atividades e realizando projetos voltados para comunidades carentes.
“Nas nossas atividades sempre tivemos um enfoque sócio-cultural-educativo, no respeito da cultura do próprio indivíduo e objetivando a criação de novos vínculos, considerando crianças, adolescentes e adultos portadores de uma história a ser resgatada.” Explica Mestre Tozinho, fundador da Associação junto com a Alessandra.
Esta parceria visa auxiliar as famílias do bairro, atingidas pelas fortes chuvas que assolaram o litoral norte de São Paulo em fevereiro deste ano.
O retorno às aulas foi drasticamente dificultado, uma vez que a principal escola do bairro, E.M. Profª Nair Ribeiro de Almeida, ficou interditada por riscos de novos deslizamentos na área, e as crianças tiveram que retornar as aulas de forma híbrida, com aulas online e período presencial bastante reduzido, prejudicando muito seu aprendizado.
A Areiacanta e a Samju acreditam que o esporte pode ser uma ferramenta importante neste processo de recuperação das crianças e suas famílias. O projeto iniciará beneficiando 17 crianças de famílias de baixa renda, residentes em Juquehy, que poderão fazer aulas de capoeira ou ballet na Associação Areiacanta.
Futuramente, a Samju espera criar um novo modelo de apadrinhamento, ampliando o alcance desta ação, envolvendo mais a sociedade de Juquehy no processo.
A Associação Cultural AREIACANTA foi fundada em 2006, mas a sua história começa muito antes, em 1990, com o Mestre Tozinho do Grupo de Capoeira Coquinho Baiano, que chegou em São Sebastião e iniciou um trabalho com a Capoeira voltado para crianças e adolescentes. Em 2006 foi inaugurado o Centro de Cultura Areiacanta, um espaço agradável e charmoso localizado na Rua Maria Madalena Faustino, 50, em Juquehy, onde são ministrados cursos de ballet, capoeira e yoga, para adultos e crianças.
A SAMJU – Associação Comunitária Amigos de Juquehy foi fundada em 6 de junho de 1976, quando Juquehy tinha apenas 127 casas e uma população fixa de 585 pessoas. Seu propósito é cuidar de Juquehy, visando o desenvolvimento sustentável e inteligente do bairro, buscando sempre a preservação do meio ambiente, a segurança e o bem estar dos moradores, frequentadores e veranistas.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na SAMJU, pelo whatsapp (12)99632-2827, e na Associação Areiacanta, pelo (12)996404208
SAMJU
Tel.:(12)38631271