A Sociedade Amigos de Juquehy (SAMJU) está patrocinando a Associação Cultural Areiacanta para oferecer oportunidades esportivas às crianças de Juquehy, bairro localizado em São Sebastião. A parceria, que teve início neste mês de maio, possibilitará aulas de ballet e capoeira para as crianças residentes na região.
A Associação Cultural Areiacanta foi fundada em 2006, mas sua história remonta a 1990, quando o Mestre Tozinho, do Grupo de Capoeira Coquinho Baiano, chegou a São Sebastião e iniciou um trabalho com capoeira voltado para crianças e adolescentes. Em 2006, o Centro de Cultura Areiacanta foi inaugurado, oferecendo um espaço agradável e charmoso na Rua Maria Madalena Faustino, 50, em Juquehy, onde são ministrados cursos de ballet, capoeira e yoga para adultos e crianças.
A escolha da Areiacanta pela SAMJU como parceira se deu pelo seu compromisso em promover a cultura e o esporte, desenvolvendo atividades e projetos voltados para comunidades carentes. Segundo Mestre Tozinho, fundador da associação juntamente com Alessandra, “em nossas atividades, sempre tivemos um enfoque sócio-cultural-educativo, respeitando a cultura de cada indivíduo e buscando estabelecer novos vínculos, considerando crianças, adolescentes e adultos como portadores de uma história a ser resgatada.”
A Areiacanta e a Samju acreditam que o esporte pode ser uma ferramenta importante nesse processo de recuperação das crianças e de suas famílias. O projeto terá início beneficiando 17 crianças de famílias de baixa renda residentes em Juquehy, que terão a oportunidade de participar de aulas de capoeira ou ballet na Associação Areiacanta.