SAMJU é pioneira em ações sociais comunitárias em parceria com as entidades públicas

30/12/2018 Twunay
 


 

Centralizar forças de moradores e organizar o bairro para ter maior representatividade junto ao poder público e desta forma conseguir implementar e implantar obras e ações em benefício da população e do bairro como um todo. Este é o papel de uma associação civil comunitária. É o que a SAMJU faz há 42 anos. A Associação Comunitária Amigos de Juquehy (SAMJU), entre outras e muitas ações, só este ano, conseguiu a doação de um jet-ski para salvamento marítimo, o que permitiu oferecer maior segurança para nossos banhistas e dar melhores condições de trabalho aos nossos guarda-vidas. Ainda, em função de ser uma, das praticamente únicas, praia do litoral sul de São Sebastião, a ter criado e oferecido um Posto de Guarda-Vidas, conseguiu implementar com recursos próprios mais quatro guarda-vidas durante o todo o ano, e receber do estado e do município outros quatro, além de um bote salva-vidas o que fez com que a nossa praia fosse uma das mais seguras do Litoral Norte do Estado. Construiu e recuperou sua sede e vem efetuando campanhas educativas, tais como, o 'World Clean Up', campanha mundial de limpeza de praias realizada no mês de setembro, além das campanhas educativas, junto com as escolas municipais para conscientização da preservação ambiental. Fiscais permanentes, uniformizados, distribuem sacolinhas, com material educativo e orientam os moradores e visitantes sobre a destinação correta do lixo, pagos com a arrecadação mínima de alguns associados. O novo projeto 'bituca zero', instalou vários coletores nas entradas da praia e a tendência é ampliar, ao colocá-las em todas as entradas da praia, além de lixeiras convencionais espalhadas por todo o local, com recursos próprios. 

Entre as ações sociais e campanhas, foi realizada a reforma do parquinho que integra moradores e veranistas; também promove campanhas de castração de animais, numa atividade social, para evitar a superpopulação de animais abandonados. Além disto desenvolve um trabalho incansável orientando e alertando sobre a proibição de cachorros na praia, lei municipal 848/92, juntamente com a prefeitura. Promove anualmente a Festa de Natal e do dia das crianças e das Festividades Pasqualinas, entre outras atividades socio-culturais para maior integração com a população local. A segurança é outro fator primordial para a SAMJU. A associação foi pioneira em instalar 21 câmeras, não só na praia, como também nas principais ruas do bairro, integradas ao COI (Centro de Operações Integradas de São Sebastião),desde a criação do centro. Desde a instalação, os índices de criminalidade caíram vertiginosamente.

Para a presidente, Deborah Zilberstein, mesmo com poucos associados, consequentemente poucos recursos, a SAMJU consegue melhorar a infra-estrutura para moradores e visitantes. "Nossa próxima medida será a criação da APA (Área de Proteção Ambiental) para conservação dos recursos naturais da região, isso sem falar no replantio do jundu, outra campanha que criamos, a qual muitos aderiram, para conservar esta vegetação litorânea e preservar a própria praia. Realmente, a união faz a força, e mesmo com poucos e persistentes cidadãos conscientes nós vamos continuar lutando para uma vida melhor em nosso bairro e nosso município", afirma Deborah. SAMJU - Juntos Fazemos Melhor!

by WEBTWU