Às 10:00h do dia 30 de julho de 2022 foi realizada na sede da SAMJU, localizada na Rua Benedito Izidoro de Moraes,175, Juquehy, reunião aberta ao público com o tema Segurança de Juquehy, com 38 (trinta e oito) presentes.
Tivemos a participação das seguintes autoridades públicas: O Tenente da Polícia Militar Gabriel Ribas de Souza, policial militar Marcos Alexandre Navasconi, Presidente da Conseg Ana Reis, Inspetor da GCM Marcelo da Silva Santos e o GCM Renato Figueiredo Na pauta da reunião foram discutidos a segurança do bairro de Juquehy em relação ao aumento da criminalidade no bairro. O Dr. Bruno Zilberstein presidiu a reunião repassando a palavra para Presidente Deborah Zilberstein que apresentou os convidados e repassou a palavra para Ana Reis Presidente do Conseg que falou sobre a sua importância e que o mesmo é estabelecido por lei estadual. Falou sobre a importância de trazer o corpo de bombeiro para Costa Sul, tendo em vista o seu tempo de resposta nos casos de urgência que chega a demorar mais de uma hora e meia; falou também que a maioria dos crimes que aqui ocorreram são cometidos por quadrilhas do Guarujá, Santos e São Vicente e comentou também sobre as 06 entradas de entrada e fuga que temos em Juquehy.; foi questionada em relação ao aumento no número de moradores de ruas, onde a mesma informou que é umas questão social a ser resolvida. A palavra foi passada para o Tenente Gabriel Ribas de Souza, que mencionou o tráfico de drogas na região, informou haver duas viaturas para atender a Costa Sul, e que mesmo o trabalho da polícia militar sendo estratégico e engajado, existem algumas limitações; citou como exemplo o aumento populacional onde se manteve o mesmo número de policiais, e que Ilhabela e a Costa Sul tem o índice baixo de criminalidade; foi citada a importância de registrar boletim de ocorrências, e que o número de viaturas disponíveis é reduzido Em seguida o Inspetor Marcos Alexandre apresentou o projeto de Vizinhança Solidária, falando sobre a eficácia em alguns bairros que aderiram; falou sobre a base da polícia em Boiçucanga demonstrando a importância de ligar para mesma, mas sempre depois que acionar o 190. Logo em seguida foi passada a palavra para Inspetor da GCM Marcelo da Silva que apresentou a importância da GCM na região e que estão atendendo ocorrências relacionadas a perturbação do sossego; foi questionado pelos membros da reunião sobre a demora a chegar na ocorrência e o mesmo relatou o problema de aumento na demanda com o mesmo efetivo, mas nos deu esperança que haverá um concurso público que abrirá novas vagas para o cargo de guardas municipais e uma base móvel permanente com previsão de 01 (um) ano em Juquehy. O Dr.Bruno Zilberstein finalizou a reunião agradecendo a presença de todos validando a importância da segurança pública em nossa cidade e bairro, e ressaltou que para todos se sentirem mais seguros em Juquehy é necessário o investimento na segurança privada para complementar o trabalho da segurança pública e assim foi encerrada a reunião.